sábado, 27 de junho de 2009

.sobre o que admira zaratustra.

.o homem que causa admiração a zaratustra é o homem que, por onde caminha, não só faz percorrer, mas se faz caminho. fala-se do homem que caminha pelo próprio caminhar. o homem que encara a possibilidade de percorrer o trajeto como dádiva da existência, grande razão da terra/do ser. o homem que vê tal caminho como escolha, e a repitiria eternamente. a admiração de zaratustra vem da possibilidade do homem se reconhecer e ser dentro de seu caminho.
em contraposição, o homem que faz de seu caminho penalidade/punição para que, sobre essas condições, encontre uma existência harmônica e final/definitiva é repulsivo a zaratustra.
sendo assim, é, também, repulsivo a zaratustra a idéia de transmundaniedade, a idéia de estágio auge do ser, a idéia do fim dos conflitos entre forças que perpassam o homem. cabe-lhe, muito mais, a idéia do constante acabamento, a idéia da existência como eterna construção, conceitos que, para zaratustra, denigrem o homem se negados.
a eterna construção, o ser eternamente ponte/conflito e rearranjo.
do eterno conflito do homem é que se dá a razão da existência. e buscando a totalidade, inevitavelmente inalcansável de forma estática, e não à perfeição, que se dá sentido à vida para zaratustra.

"o que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento." (zaratustra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário