domingo, 29 de novembro de 2009

.da ordem e da medida das coisas.

.tudo é movimento
todo movimento é natural e espontâneo
inclusive os movimentos forçosos e falsos

imerso em água nem tão limpa assim
adimirando a similaridade que meu pés têm com minhas mãos
sentindo minha respiração e as batidas do meu coração
interferirem no movimento da água da banheira
assim como a própria água e a própria banheira
interferiam na minha respiração e no meu rítmo cardíaco
eu reparei/formulei/poetei

a medida das coisas e do movimento das coisas
está nas próprias coisas

tudo se dá naturalmente quando tem de se dar
raiva
dor
amor
ódio
alegria
risada
coceira
amor
pigarro
e catapora

acreditar que as coisas deveriam se mover de outra forma
e terem outra medida que não essa que realmente têm
é desacreditar na realidade
e desconfiar do movimento

é depositar esperanças em um lugar
onde a ordem das coisas
é mais natural do que a naturalidade daqui

é dar finalidade ao movimento indefinidamente móvel

a questão da realidade
para se saber sobre a medida das coisas
e confiar que a vida é ... (tempo pensando)
sem adjetivação, a vida só é

para se saber a hora de ir e a hora de ficar
a hora de rir e a hora de chorar
a hora de dizer e a hora de calar
a hora certa pra beijar e pra bater
o momento preciso pra se xingar e se perfazer
para se saber o instante perfeito em que as coisas estarão em ordem e medidas corretas
perfeitas e certas
basta, de certa forma, não saber

saiber apenas que é
que há

que apesar de as vezes não vir nada em mente ou corpo
como depois de uma gigantesca realização ou de uma grande decepção
onde, de alguma maneira, um vazio de sentido e direcionamento nos toma
haverá de haver novo sentido e nova direção
só haverá só
sem esforço
e com confiança

confiar na realidade
eis o nosso desafio
a nossa dádiva
e a nossa vida.

Um comentário:

  1. É perceptível nesta poesia a latência de um eu-lírico caeiriano, entretanto, este vai mais além na questão da sensação.
    Se Alberto Caeiro pretende uma poesia da sensação por meio da visão, você (aqui) pretende a poesia da sensação por meio de todos os sentidos.
    Percepção da realidade;
    Percepção do tempo-espaço;
    Percepção do corpo, enfim.

    Fiquei contente com esta poesia.
    beijos, pequeno Caeiro.

    ResponderExcluir